Contacto telefónico:
+(351) 961 787 873
Morada:
Rua Capela São João nº126
3105-127
Ilha – Pombal – Leiria
Portugal
Endereço Email:
[email protected]
Contacto telefónico:
+(351) 961 787 873
Morada:
Rua Capela São João nº126
3105-127
Ilha – Pombal – Leiria
Portugal
Endereço Email:
[email protected]
Wi-Fi, ZigBee e Z-Wave são três protocolos sem fios que podem ser utilizados para a automação residencial. No entanto, apenas o ZigBee e Z-Wave foram pensados e projectados principalmente para esse efeito.
Tanto o ZigBee como o Z-Wave partilham algumas características, tais como a baixa potência e a alta fiabilidade, ambas essenciais para uma boa solução de automação residencial. Contudo, existem também algumas diferenças entre ambas as tecnologias, as quais iremos abordar mais em detalhe neste artigo.
Uma rede Wi-Fi é tipicamente instalada e configurada como uma rede em estrela, onde todos os dispositivos estão conectados a um (e somente um) router ou hub/switch central. Todas as comunicações entre os vários dispositivos ocorrem através deste router ou hub central.
Por outro lado, tanto o ZigBee como o Z-Wave são consideradas redes mesh.
Numa rede mesh, o sinal é originário do gateway central e os dispositivos da rede comunicam entre si, formando uma rede com múltiplos caminhos entre dispositivos. Isto permite criar uma rede com maior cobertura e maior fiabilidade.
Uma rede mesh permite que cada dispositivo na rede funcione como um repetidor de sinal para outro dispositivo. No entanto, nem todos os dispositivos disponibilizam esta funcionalidade. Normalmente, apenas os dispositivos ligados à corrente elétrica o disponibilizam, enquanto outros ligados a pilhas/baterias, como sensores de temperatura e humidade já não o permitem.
Figura 1 | Figura 2. |
Frequência de operação: O ZigBee trabalha na gama dos 2,4 GHz, ao passo que o Z-Wave opera nos 908 MHz. A maior frequência do ZigBee permite que transmita mais dados, mas reduz o alcance do sinal. Ao trabalhar na gama dos 2,4 GHz, o ZigBee pode ser mais propenso a interferência de outros dispositivos que operam na mesma faixa de frequência, como routers Wi-Fi e dispositivos Bluetooth.
Alcance do sinal: Uma maior frequência permite uma maior transmissão de dados, no entanto, reduz o alcance do sinal. O sinal de Z-Wave entre dois dispositivos, pode ter um alcance até 100 metros em campo aberto. No entanto, fica significativamente reduzido, dentro de casa, com obstáculos.
Podemos afirmar que o Z-Wave tem um alcance de 30 metros sem obstáculos e de 15 metros com paredes no meio. Para o ZigBee, podemos considerar 15 metros em espaço livre, dentro de casa.
Número de dispositivos: As redes Z-Wave suportam até quatro saltos entre o controlador central (gateway) e o dispositivo de destino. As redes ZigBee não se limitam a nenhum número específico de saltos.
Uma rede Z-Wave está limitada a um total de 232 dispositivos. Teoricamente, uma rede ZigBee pode ter até 65000 dispositivos conectados. Contudo, iríamos ter problemas de largura de banda muito antes de chegar perto desse número de dispositivos conectados.
Fiabilidade e segurança: Z-Wave geralmente é considerado extremamente fiável pois opera na faixa de frequência dos 908 MHz e não tem de lidar com os inúmeros protocolos existentes na sobrecarregada faixa dos 2,4 GHz, utilizada pelo ZigBee, Wifi, entre outros.
Em termos de segurança, tanto o Z-Wave quanto o ZigBee usam a norma de encriptação AES(Advanced Encryption Standard) 128 bit key length (16 Bytes). Isto significa que dificilmente alguém irá quebrar a encriptação do sinal.
Compatibilidade: Z-Wave é uma tecnologia proprietária, detida e mantido por uma organização privada chamada Z-Wave Alliance. A Z-Wave Alliance garante que todos os dispositivos Z-Wave estejam em conformidade com um conjunto rigoroso de normas. Todos dispositivos com certificação Z-Wave trabalharão com todos as “gateways” certificados pela Z-Wave.
Por outro lado, O ZigBee é uma tecnologia sem fios aberta que é mantida pela ZigBee Alliance. O ZigBee Alliance é um grupo de empresas que apoiam seu desenvolvimento e que promovem seu uso. Uma das desvantagens do ZigBee é que nem sempre dispositivos de marcas diferentes são compatíveis entre si.
Consumo energético: Tanto o Z-Wave como o ZigBee são tecnologias de baixo consumo energético, usando uma pequena fração da energia requerida pelo Wi-Fi. Este é um grande benefício que tornam estas duas tecnologias uma escolha tão popular para dispositivos domésticos inteligentes sem fios.
A MLCC trabalha com qualquer um dos protocolos referidos no artigo. Antes de qualquer instalação, é feito um estudo dos dispositivos já presentes no local e só depois é tomada uma decisão quanto ao protocolo a usar.
Entre em contacto connosco através do nosso formulário de contacto, redes sociais ou através do número +(351) 961 787 873.